terça-feira, 11 de março de 2014

Dicas para cozimento de macarrão

Depois do post de ontem, surgiram algumas dúvidas sobre o seu cozimento, então resolvi deixar um post pra vocês! Apesar de ser muito simples de fazer, alguns detalhes podem fazer toda diferença no resultado final. Bóra lá:

1-) Sal na água no cozimento. Qual a quantidade?
Sim. Você sempre deve colocar sal, se não sua massa irá ficar sem gosto. Se o molho estiver perfeito, com a quantidade exata de sal seu macarrão vai ficar meio sem graça, pois a massa estará sem sabor. A quantidade logicamente depende da quantidade de massa que você estiver fazendo. Uma boa medida é utilizar uma colher de sopa para cada dois litros de água.

2-) Tempo de cozimento. Pode jogar o macarrão na parede?
Sim, tem gente que joga o macarrão na parede pra ver se ele gruda e assim testar o ponto de cozimento. Pode até funcionar, mas não é mais fácil (e mais higiênico) seguir o tempo de cozimento especificado na embalagem? Eu particularmente acho que esse é o segredo de um macarrão delicioso. Sempre marque as horas quando colocar a massa na água fervente e imediatamente após este tempo terminar, desligue e escorra a água.

3-) E colocar óleo ou azeite na água, pode?
Nãããão, não pode! Em nenhum tipo ou marca de macarrão isso deve ser feito. Quando o óleo ou azeite é acrescentado, a massa fica escorregadia e o molho não irá se fixar. Colocar azeite na massa após escorrê-la “pra ela não grudar” também não pode, a não ser que você vá fazer macarrão “alho e óleo”. Logo que a massa for escorrida deve ir direto pra panela do molho.

4-) Devo jogar água fria após escorrer o macarrão pra “parar o cozimento”?
Isso deve ser feito somente quando você for fazer uma salada de macarrão gelada, pois o contato com a água fará com que o macarrão fique frio; então é como eu disse aí em cima: depois de escorrer, direto pro molho!

5-) O macarrão não cabe na panela!
As massas do tipo “spaghetti” geralmente ficam com uma parte pra fora da panela depois que é colocada na água. Você nunca deve quebrar o macarrão ao meio para que isso não aconteça. Logo que o macarrão é inserido na água, ele começa a amolecer e logo caberá inteiro dentro da panela. Lembrando que o macarrão às vezes deve-se mexer no macarrão enquanto cozinha para que os fios fiquem soltos e não grudem um no outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário