sexta-feira, 7 de março de 2014

Trouxinhas disfarçadas de brioches

Sexta-feeeeira dia de comer coisa boooa! To cumprindo uma promessa pra uma amiga linda hoje, postando essa receita! A receita é de um pão que eu acabei transformando em trouxinhas recheadas que por sua vez, ficaram com o formato parecido (eu disse PARECIDO) de brioches. Batizei então de TROUXINHAS DISFARÇADAS DE BRIOCHES! Essa massa é bem saborosa, (E NÃO PRECISA ESPERAR CRESCER!! \o/) então dá pra assar ela sozinha como um “paozão” ou em bolinhas e depois comer quentinho com manteiga ou nutella. Vamos aos ingredientes?

-25 g de fermento biológico
-1 xícara de água morna
-400g +- de farinha de trigo
-2/3 c. sopa de açúcar
-1/2 c. sopa de sal
-1 ovo
-1/4 xíc. de óleo
-350 g de presunto em cubinhos
-170g de queijo em cubos
-Orégano

1-)Dissolva o fermento na água morna.
2-)Misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar e sal). Acrescente o ovo, óleo e a água com o fermento.
3-)Misture tudo até misturar muito bem.
4-)Vá acrescentando a farinha aos poucos e sovando até a massa não grudar mais nas mãos. Às vezes não é necessário usar os 400g, portanto assim que a massa não grudar mais, não precisa mais colocar farinha, se não a massa vai ficar dura.
5-)Reserve um espaço para sovar a massa; pode ser em cima de uma mesa, pia ou tábua grande de vidro. Jogue um pouco de farinha sobre o local escolhido e amasse a massa por alguns minutos e repare se ela não começa a grudar na mão. Caso isso ocorra, acrescente um pouco de farinha até ficar lisa.
6-)Ligue o forno em 180°C.
7-)Separe pedaços de massa com as mãos e abra com um rolo de macarrão. Deixe a massa fina (foto).
8)Coloque os cubos de presunto e queijo e salpique orégano.
9-)Vá pegando as pontas da massa, como se fosse fazer uma trouxinha. Aperte a ponta e ela irá formar a bolinha de cima. Verifique se a massa não rasgou ou se há algum buraco. O recheio deve ficar totalmente fechado pela massa para que o queijo não escorra na assadeira quando começar a derreter. Repita a operação até acabar toda a massa.
10-)Pincele gema nas trouxinhas.
11-)Asse por 15 minutos ou até que fiquem douradas.

Dá pra variar bastante no recheio. Pra quem quer deixar mais light, use escarola com ricota ou espinafre com queijo cottage. Se fizerem me mandem fotos!!


Beijos e ótimo finde pra vcs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário