quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Antepasto de berinjela

Boa tarde, pessoal!!! Tudo bem com vocês? Será que hoje vem chuva de novo? Eu acho que simmm. A receita de hoje é certeza de sucesso! Mais uma receita italiana pra nossa coleção: ANTEPASTO DE BERINJELA!  Eu nunca fui muito amiga desse vegetal e foi com essa receita que comecei a me apaixonar! Muito fácil e versátil. Caso você não goste de algum ingrediente, pode trocar por outro facilmente (menos a berinjela, né?). Anota aí:

Ingredientes
-4 berinjelas médias
-1 cebola média
-1 pimentão vermelho
-1 pimentão amarelo
-1 latinha de massa de tomate (130g) *
-150 g de uva passa branca
-150 g de azeitona verde fatiada
-1 c. sopa de orégano seco
-1/2 latinha de vinagre branco (usar a latinha da massa de tomate para medir)
-1/2 latinha de azeite extra virgem
-1/2 c. sobremesa de sal
-1 c. chá de tabasco
-1 ½ litro de água

*Tem que ser MASSA de tomate, ok? Molho não vale.

Modo de fazer
1)Lave as berinjelas e corte as pontas. Corte-as em fatias e salpique sal nos dois lados para ela desidratar um pouco. Reserve (eu não tirei a casca, mas você pode tirar se preferir).
2)Leve a água ao fogo para ferver.
3)Corte os pimentões em finas tiras e rale a cebola no ralo grosso. Reserve.
4)Corte as berinjelas em tiras.
5)Depois que a água ferver, coloque um pouco da berinjela para amolecer. Você deve deixar em torno de 30 segundos na água. Repita este procedimento com todas as tiras. Reserve.
6)Em uma vasilha grande (que possa ir ao forno) junte a cebola ralada, pimentões, berinjela, massa de tomate, uva passa, orégano, azeitona, vinagre, azeite, pimenta e sal. Misture muito bem (de preferência com as mãos) para que o sal e a pimenta se espalhem.
7)Cubra com papel alumínio e leve ao forno (pré-aquecido) em 200°C por 10 minutos.
8)Após este tempo, retire o papel e deixe mais 45 minutos.

Sirva quente ou frio com fatias de pães ou torradas!
Bom restinho de semana! Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário